Pernambuco envia equipe de suporte para resgates no Rio Grande do Sul após catástrofe causada por chuvas.

Na manhã desta terça-feira (10), o Governo do Estado de Pernambuco deu início a uma importante missão humanitária. Uma equipe composta por vinte e um militares do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) e quatro agentes da Secretaria Executiva de Defesa Civil foram enviados para ajudar no resgate das vítimas das fortes chuvas que assolaram o estado do Rio Grande do Sul.

Desde o dia 27 de abril, o Rio Grande do Sul enfrenta inundações de até 15,13 metros, provocadas pelo alto volume de chuvas na região. A tragédia tem deixado um rastro de destruição e necessita de ajuda especializada para o resgate das vítimas.

Essa é considerada a maior mobilização do CBMPE, tanto em termos de pessoal quanto de equipamentos, para apoiar outro estado do país em um momento de necessidade. A equipe destacada para essa missão é especializada em suporte em situações de desastres naturais, como enchentes, inundações e deslizamentos de barreiras.

Além dos militares, a equipe conta com dois binômios, compostos por cães de busca e seus condutores, que desempenham um papel fundamental no salvamento de desaparecidos em desastres naturais. Os cães enviados, o casal Hulk e Ayla, possuem vasta experiência em resgates e já atuaram em diversas situações semelhantes.

A operação de deslocamento até o Rio Grande do Sul será realizada em sete viaturas de salvamento, equipadas com materiais específicos para resgate de vítimas ilhadas, além de 3 botes infláveis para salvamento com motores de popa.

A equipe de militares do CBMPE enviada para essa missão é composta predominantemente por agentes do Sertão do Estado, de cidades como Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada. O objetivo é manter uma estrutura de pronta-resposta a desastres também nas regiões próximas, que podem enfrentar situações semelhantes nos próximos meses.

Com essa ação, Pernambuco reforça o seu compromisso com a solidariedade e o apoio mútuo entre os estados brasileiros, mostrando que juntos podemos superar as adversidades e oferecer ajuda aos que mais precisam em momentos difíceis. A equipe enviada demonstra profissionalismo, dedicação e preparo para atuar em situações de emergência, garantindo que aqueles que sofreram com as enchentes no Rio Grande do Sul recebam toda assistência necessária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo