Senado mobiliza caminhão com 27 mil litros de água e 2 toneladas de ração para vítimas de enchente no Rio Grande do Sul

Uma carreta com capacidade para 36 toneladas partiu do Senado nesta quinta-feira (9) em direção ao Rio Grande do Sul, carregada de doações. A carga incluía mais de 27 mil litros de água mineral, 2 toneladas de ração para cães e gatos, mais de 4 mil peças de roupas, pacotes de biscoitos e latas de leite. As doações foram arrecadadas pela Liga do Bem, um grupo de voluntários vinculado ao Senado.

A diretora-geral da Casa, Ilana Trombka, ressaltou a importância dessa mobilização, destacando que a sociedade civil e o trabalho voluntário podem fazer uma diferença significativa no Brasil. A coordenadora da Liga do Bem, Patrícia Seixas, explicou que todas as doações foram feitas por pessoas físicas, sem o envolvimento de empresas. Além disso, parte do material foi organizado em kits para facilitar o uso imediato pelas vítimas, abrangendo itens para mulheres, homens, crianças e bebês.

A iniciativa contou com o apoio do Sindilegis, que custeou o combustível da viagem da carreta. O presidente do Sindilegis, Alison Souza, informou que o sindicato também está recebendo doações para as vítimas do RS. As doações serão escoltadas por uma viatura e quatro policiais do Senado Federal ao longo de todo o trajeto, visando apoiar o descarregamento das doações.

A campanha de arrecadação de donativos para as vítimas da enchente iniciou-se em maio e já entregou 5.550 cobertores na Base Aérea de Brasília. A Liga continua recebendo doações, que podem ser feitas nos coletores espalhados pela Casa ou via pix. As doações são recebidas diariamente na Base Aérea de Brasília, em um esforço conjunto com a Defesa Civil para garantir que todo o material chegue às mãos de quem mais necessita.

O envolvimento de voluntários, como Natália Barbosa e Isabela Moreira, reflete a solidariedade e empatia diante da situação de emergência no Rio Grande do Sul. A mobilização demonstra que, mesmo diante de adversidades, o espírito de colaboração e ajuda mútua prevalece.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo