FAB desmente suspensão de recebimento de doações para o RS na Base Aérea de Brasília, governo do DF havia divulgado informação errada.

A Força Aérea Brasileira (FAB) desmentiu, nesta segunda-feira (13), as informações de que estaria suspensa a arrecadação de doações na Base Aérea de Brasília para o Rio Grande do Sul. A notícia, divulgada pelo governo do Distrito Federal (GDF), foi negada pela FAB, que afirmou que a campanha “Todos Unidos pelo Sul!” está seguindo normalmente.

De acordo com a FAB, os donativos estão sendo recebidos por militares e voluntários em diversas bases, incluindo a do Galeão, no Rio de Janeiro, e a de São Paulo (BASP), em Guarulhos. A informação de que o recebimento estaria interrompido devido à capacidade máxima dos galpões da FAB e do Corpo de Bombeiros Militar do DF foi divulgada pelo GDF, mas posteriormente desmentida pela Força Aérea.

Até o momento, milhares de toneladas de doações já foram transportadas pela FAB desde que a catástrofe climática atingiu o Rio Grande do Sul. Além das Forças Armadas, outras instituições como os Correios também estão recebendo e transportando as doações.

Os dados mais recentes da Defesa Civil gaúcha apontam que mais de 80 mil pessoas estão distribuídas em mais de 700 abrigos temporários e 534 mil estão desalojadas, alojadas na casa de parentes ou amigos. As inundações causadas pelas chuvas continuam afetando o estado, com mais de 2,11 milhões de pessoas impactadas direta ou indiretamente pelos eventos climáticos.

Desde o final de abril, foram registradas 147 mortes, 806 feridos e 127 desaparecidos em decorrência do mau tempo. No último final de semana, a chuva voltou a atingir diversos municípios gaúchos, incluindo Porto Alegre, aumentando o nível dos rios e agravando as inundações. A situação de emergência no Rio Grande do Sul continua preocupante, com a mobilização de diversas instituições e voluntários em auxílio às vítimas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo