Príncipe William é nomeado coronel em chefe do Corpo Aéreo do Exército britânico após renúncia de Harry ao cargo honroso.

O rei Charles III surpreendeu a todos ao entregar seu título de coronel em chefe do Corpo Aéreo do Exército britânico ao seu filho William, em uma cerimônia realizada nesta segunda-feira (13). O monarca, de 75 anos e em tratamento contra o câncer, compareceu ao ato ao lado de seu herdeiro, no aeródromo de Middle Wallop, Hampshire, no sul da Inglaterra.

Charles III se tornou o primeiro coronel em chefe da Army Air Corps britânica há 32 anos e, em 2023, anunciou sua intenção de passar esse título ao seu filho. Em um discurso emocionante durante a cerimônia, o rei expressou sua alegria em estar presente e sua tristeza por se despedir depois de 32 anos de serviço.

O cargo de coronel em chefe do Corpo Aéreo do Exército britânico parecia estar destinado ao filho mais novo, Harry, que também serviu nesse regimento durante uma missão no Afeganistão em 2012. No entanto, Harry renunciou às suas obrigações reais em 2020 e atualmente reside nos Estados Unidos com sua esposa Meghan.

Durante a cerimônia, o príncipe William, de 41 anos, recebeu a confirmação de suas novas funções e está pronto para deixar a base aérea a bordo de um helicóptero Apache. O herdeiro do trono passou mais de sete anos no Exército britânico, incluindo um período como piloto de helicóptero de resgate na ilha de Anglesley, em Gales.

Em seu discurso aos soldados, Charles III desejou boa sorte para o futuro e exaltou as habilidades do Príncipe de Gales como novo coronel em chefe. A decisão de transferir o título para William representa uma mudança significativa na linha de sucessão, mas reflete a continuidade de uma tradição familiar ligada às forças armadas britânicas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo