Canoas abriga quase 27% da população desabrigada pelas chuvas no RS, revela dados do Censo de 2022

A cidade de Canoas, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, é a terceira mais populosa do Rio Grande do Sul, contando com menos de 3,2% da população do estado, totalizando 347.657 habitantes, de acordo com o Censo de 2022. Surpreendentemente, mesmo representando uma parcela pequena da população gaúcha, Canoas responde por quase 27% do total de pessoas desabrigadas devido às chuvas que assolam o estado.

Os dados foram disponibilizados em uma plataforma online pelo governo do Rio Grande do Sul, e revelam a realidade que Canoas e outros municípios atingidos pelas chuvas enfrentam. A ferramenta, desenvolvida pela Escola de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul (EdSocial), traz informações atualizadas sobre os 830 abrigos que estão operando em 93 cidades do estado. Até o momento, cerca de 79.494 desabrigados foram acolhidos, sendo 21.294 apenas em Canoas, onde há 80 abrigos em funcionamento.

A capital, Porto Alegre, a cidade mais populosa do estado, conta com 14.313 pessoas abrigadas em 167 locais, representando 18% do total de desabrigados no Rio Grande do Sul. Em contrapartida, Caxias do Sul, a segunda cidade mais populosa, com 463.501 habitantes, possui apenas 42 desabrigados, apesar de ter decretado estado de calamidade pública recentemente.

A região metropolitana de Porto Alegre concentra 60,67% do total de pessoas em abrigos, englobando 11 municípios. Além disso, os vales dos Sinos e do Taquari estão entre as regiões mais afetadas, com 17.403 e 4.739 desabrigados, respectivamente. Em São Leopoldo, no Vale dos Sinos, quase 80% dos desabrigados da região estão em abrigos, totalizando 13.907 pessoas.

A plataforma será atualizada diariamente pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, com dados fornecidos pelas prefeituras. O objetivo é proporcionar mais transparência e auxiliar no monitoramento dos desabrigados e abrigos disponíveis. Em meio a essa crise climática, é fundamental que haja cooperação e assistência para aqueles que estão enfrentando os impactos das chuvas na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo