Operação Pertinaz desmantela organização criminosa de tráfico de drogas e armas em Pernambuco e Paraíba, com 31 prisões e 54 buscas

Uma operação de grande envergadura foi deflagrada nesta terça-feira (14) pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Pernambuco (Ficco/PE), com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa especializada em tráfico de entorpecentes, comércio ilegal de armas de fogo e lavagem de dinheiro. Com atuação em pelo menos 14 cidades de Pernambuco e na Paraíba, a operação intitulada Pertinaz conta com 31 mandados de prisão preventiva e 54 de busca e apreensão, sendo executados nas cidades de Camaragibe, Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, e em João Pessoa.

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara da Comarca de Camaragibe e têm como alvo três grandes fornecedores de entorpecentes, 15 gerentes dos negócios ilícitos e outras pessoas ligadas às operações logísticas e financeiras da organização criminosa. Drogas, armas, munições, celulares e dinheiro em espécie já foram apreendidos durante a ação policial.

De acordo com a Ficco, os indivíduos envolvidos na organização criminosa são de alta periculosidade e utilizam da violência para assegurar a continuidade de suas atividades ilegais. A operação Pertinaz, que recebe o nome do latim Obstinatus e significa aquele que persiste obstinadamente, teimoso ou cabeça-dura, tem como foco o combate às organizações criminosas voltadas para o tráfico de entorpecentes e lavagem de dinheiro.

A operação conta com a participação de 328 agentes de segurança pública da Ficco/PE, envolvendo a Polícia Federal, Polícias Civil e Militar de Pernambuco, bem como a Polícia Penal e Polícia Rodoviária Federal. A atuação conjunta desses órgãos visa desarticular a organização criminosa e combater de forma eficaz o crime organizado na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo