Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, solicita encerramento antecipado de mandato em comunicado aos acionistas nesta terça-feira.

Na noite desta terça-feira (14), a Petrobras surpreendeu o mercado ao divulgar um comunicado informando a saída de Jean Paul Prates da presidência da estatal. O executivo solicitou ao Conselho de Administração da companhia uma reunião para discutir o encerramento antecipado de seu mandato de forma negociada.

Segundo o comunicado, caso a decisão seja aprovada, Jean Paul Prates pretende também renunciar ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras. A empresa ressaltou que eventuais fatos relevantes serão divulgados ao mercado de maneira tempestiva.

Jean Paul Prates, advogado e economista, assumiu a presidência da Petrobras no início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Sua trajetória política inclui ter sido eleito primeiro suplente da senadora Fátima Bezerra (PT-RN) em 2014, assumindo a vaga no Senado em 2019 após a eleição de Bezerra como governadora do Rio Grande do Norte.

Com experiência na área de petróleo e gás, Jean Paul Prates já atuou na assessoria jurídica da Petrobras Internacional (Braspetro) e participou ativamente da elaboração da Lei do Petróleo, além de ter contribuído na redação do modelo do contrato de concessão brasileiro e do decreto dos royalties. Além disso, o executivo também ocupou o cargo de secretário de Energia do Rio Grande do Norte.

A saída de Jean Paul Prates da presidência da Petrobras marca o fim de uma era na empresa estatal, trazendo incertezas sobre quem assumirá o comando da empresa em um momento crucial para a companhia. A negociação do encerramento do mandato de Prates mostra uma tentativa de transição pacífica e negociada, visando manter a estabilidade e a continuidade das operações da estatal. Novos capítulos dessa história ainda serão escritos, e o mercado aguarda com expectativa os próximos desdobramentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo