Cheias no Rio Grande do Sul afetam mais de 2 milhões de pessoas e deixam 149 mortos; estado sofre com falta de energia e água

As fortes chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul deixaram mais de 2 milhões de pessoas afetadas e causaram grandes danos em todo o estado. De acordo com informações da Defesa Civil divulgadas até às 18h, 76,5 mil pessoas já foram resgatadas, porém, o estado ainda conta com 538.126 desalojados e 76.580 pessoas em abrigos. O saldo trágico das enchentes é de 149 mortes confirmadas, 108 desaparecidos e 806 feridos.

A situação é grave em mais de 90% dos municípios gaúchos, com 452 cidades atingidas de um total de 497. Além disso, há um total de 241,1 mil pontos sem energia elétrica e 136 mil domicílios sem abastecimento de água. As fortes chuvas também impactaram o tráfego nas rodovias estaduais, com 91 trechos bloqueados tanto parcial quanto totalmente em 49 rodovias.

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, teve suas operações suspensas por tempo indeterminado, enquanto os demais aeroportos do estado, como Canela, Capão da Canoa e Passo Fundo, continuam operando normalmente. A orientação é para que os passageiros que tenham voos marcados entrem em contato com suas companhias aéreas para mais informações.

Diante da gravidade da situação, equipes de resgate e ajuda humanitária estão mobilizadas em todo o estado para prestar assistência às vítimas das enchentes. As autoridades locais pedem que a população se mantenha em alerta e siga as orientações de segurança para evitar mais tragédias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo