Repórter Recife – PE – Brasil

Impacto das enchentes no Rio Grande do Sul pode causar estresse tóxico em crianças e adolescentes: Unicef faz alerta

Desde o fim de abril, o Rio Grande do Sul tem enfrentado uma série de enchentes que estão provocando um grande impacto na população, especialmente nas crianças e adolescentes. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alerta para o chamado estresse tóxico, que pode deixar esses jovens expostos a medos e traumas decorrentes dessas tragédias ambientais.

Para lidar com essas situações, o Unicef preparou orientações para ajudar os pais e cuidadores a acolher e cuidar das crianças afetadas pelas enchentes. É fundamental oferecer suporte, cuidado responsivo, escuta atenta e acolhimento nas conversas e brincadeiras, de forma a promover o desenvolvimento saudável e pleno desses menores.

É importante manter a calma ao conversar com as crianças e explicar de forma simples e realista o que está acontecendo. O Unicef destaca a necessidade de manter uma rotina, proporcionar espaços seguros de brincadeira e identificar apoios nas vidas das crianças, como amigos ou familiares. Além disso, incentivam a criação de oportunidades para que todos se sintam parte das soluções, incluindo crianças e adolescentes com deficiência.

Atualmente, mais de 80 mil pessoas estão em abrigos no Rio Grande do Sul, incluindo milhares de crianças e adolescentes. O Unicef está intensificando seus esforços para proteger especialmente os menores desacompanhados ou vulneráveis, realizando um mapeamento para identificar quantos são e suas necessidades específicas.

A entidade disponibilizou kits recreativos, educativos e de saúde menstrual nos abrigos, visando criar espaços seguros para que as crianças possam se sentir acolhidas. Também estão previstas a distribuição de kits de higiene e cuidados com bebês nos próximos dias.

Para apoiar a resposta do Unicef às enchentes no Rio Grande do Sul, pessoas físicas podem fazer doações de qualquer valor através do PIX para o e-mail pix@unicef.org. Empresas e fundações interessadas em contribuir podem entrar em contato através do e-mail parcerias@unicef.org. É fundamental unir esforços para garantir o bem-estar e a proteção das crianças e adolescentes afetados por essas tragédias ambientais.

Sair da versão mobile