Além disso, o boletim aponta que 136.382 clientes estão sem abastecimento de água tratada fornecido pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) devido às fortes chuvas que atingiram o estado desde o fim de abril. Diante dessa situação, a Corsan disponibilizou um número de WhatsApp para atender as pessoas afetadas pela falta de água nas torneiras.
Em relação aos serviços de telefonia e internet, ainda há problemas em seis municípios atendidos pela empresa de telecomunicações Vivo, enquanto outros dois municípios estão sem serviços da Claro.
A Defesa Civil estadual divulgou um boletim sobre as enchentes que mostram que mais de 614 mil pessoas ainda estão fora de suas residências, sendo 76.580 em abrigos e 538.245 desalojadas. O cenário é grave, com 149 mortes confirmadas, 108 pessoas desaparecidas e 806 feridas. As inundações e enxurradas impactam 446 municípios do estado, afetando de maneira direta ou indireta mais de 2 milhões de moradores, o que representa quase 20% da população do Rio Grande do Sul, estimada em 10,88 milhões de habitantes.
Diante desse panorama desolador, as autoridades estaduais estão trabalhando para prestar assistência às vítimas e minimizar os impactos causados pelos desastres naturais que assolam a região. A situação é de extrema urgência e requer a união de esforços da sociedade civil e do poder público para ajudar aqueles que mais precisam neste momento de crise.