Papa Francisco, o humanizador do pontificado, surge em público sem um dente na frente: uma imagem que retrata seu estilo.

O Papa Francisco, figura carismática e popular, tem chamado a atenção nos últimos tempos por aparecer em público sem um dos dentes da frente. Esse problema dentário, que para muitos seria motivo de constrangimento, reflete o estilo despojado e autêntico do atual pontificado, segundo o vaticanista Filipe Domingues, vice-diretor do Lay Centre em Roma.

Desde sua eleição em 2013, Francisco tem se destacado por sua simplicidade e preocupação em parecer desprovido de vaidade. Ao contrário de seu antecessor, Bento XVI, que ostentava vestes luxuosas e sapatos vermelhos, o Papa Francisco opta por uma batina branca com uma cruz de ferro e sapatos simples e surrados. Além disso, vive na Casa Santa Marta, ao invés do luxuoso Palácio Apostólico, onde convive com outros hóspedes e realiza refeições no refeitório coletivo.

Essas escolhas são reflexo da humanização que o Papa busca trazer ao pontificado, destacando-se pela humildade e proximidade com o povo. Sua frase recorrente “reze por mim” o coloca como um pecador, mostrando que ele também enfrenta desafios como qualquer mortal. Sua postura transparente se reflete também em sua saúde, uma vez que revelou ter parte de um pulmão retirado na infância e enfrentar problemas no quadril, nas costas, nos joelhos e, mais recentemente, uma cirurgia devido a diverticulite.

Mesmo diante de desafios de saúde, o Papa Francisco mantém-se firme em sua missão, contando com a ajuda de um assistente de saúde para acompanhá-lo de forma permanente. Sua postura franca e despretensiosa tem conquistado a simpatia de fiéis e não crentes ao redor do mundo, o que o torna uma figura única e admirável no cenário religioso atual.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo