Secretaria de Saúde do DF inicia aplicação da vacina SpikeVax para grupos prioritários, incluindo dose de reforço e crianças até 4 anos.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal anunciou que começará a aplicar a vacina SpikeVax, da Moderna, a partir desta quarta-feira (15). Esta nova etapa de imunização se destina às crianças de até 4 anos, seguindo o calendário de rotina, e também como dose de reforço para grupos prioritários.

Os grupos que estão incluídos nessa fase de vacinação são pessoas com 60 anos ou mais, moradores de instituições de longa permanência, indivíduos imunocomprometidos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, comorbidades, privadas de liberdade, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade, ribeirinhos, quilombolas e indígenas.

A Secretaria de Saúde ressalta que, independentemente do número de doses anteriores recebidas contra a covid-19, todos os pertencentes aos grupos prioritários devem tomar anualmente uma dose da SpikeVax. Para pessoas com mais de 60 anos, imunocomprometidos, gestantes ou puérperas, é recomendado receber uma dose a cada seis meses.

Pessoas que se encontram nessas condições e foram vacinadas com a Pfizer Bivalente em 2024 devem retornar para a dose de reforço três meses após a aplicação. Para a aplicação da vacina, é necessário apresentar documento com foto e a caderneta de vacinação. Além disso, indivíduos dos grupos prioritários devem apresentar laudos médicos que comprovem as comorbidades listadas ou as atividades profissionais correspondentes.

Entre os imunocomprometidos e em condição de imunossupressão estão pessoas transplantadas, vivendo com HIV, em uso de corticoides, hemodiálise, em tratamento oncológico, entre outros. Já as comorbidades prioritárias para a vacinação incluem diabetes, doenças cardíacas, neurológicas, obesidade mórbida, síndrome de Down, entre outras.

A aquisição da vacina SpikeVax tem o objetivo de reforçar a proteção contra a covid-19, incluindo variantes mais recentes do vírus. A Secretaria de Saúde também informou que a vacina da Moderna pode ser administrada juntamente com outras vacinas, exceto a da dengue, permitindo a atualização de diversos esquemas vacinais simultaneamente.

Os locais de vacinação no Distrito Federal podem ser consultados no site da Secretaria de Saúde. Não deixe de garantir a sua proteção e a de sua família contra a covid-19.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo