SES-PE realiza Dia D de vacinação contra a dengue em 20 municípios da RMR, com foco em crianças e adolescentes.

Nesta quarta-feira (15), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) está promovendo o Dia D de vacinação contra a dengue em parceria com 20 municípios, incluindo os da Região Metropolitana do Recife (RMR). O objetivo principal dessa iniciativa é convocar a população para proteger crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, totalizando cerca de 257.342 pessoas.

Segundo dados divulgados pela SES-PE até o dia anterior (14), apenas 11,23% das doses da vacina foram aplicadas e registradas pelos gestores no sistema de informação oficial. Desde o início da campanha de vacinação contra a dengue, em abril, foram aplicadas 8.092 doses, sendo 6.531 em abril e 1.561 em maio. O Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) disponibilizou 72.017 doses para os municípios participantes.

A gerente estadual de imunização de Pernambuco, Magda Costa, ressaltou a importância da vacina, que contempla os quatro sorotipos (1, 2, 3, 4), sendo que os tipos 3 e 4 estão circulando atualmente no estado. Além disso, a vacinação é feita em duas doses, sendo a segunda administrada após três meses da primeira.

Os 20 municípios envolvidos na ação são: Recife, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Camaragibe, Abreu e Lima, Olinda, Chã Grande, Araçoiaba, São Lourenço da Mata, Chã de Alegria, Moreno, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Glória do Goitá, Fernando de Noronha, Pombos e Itapissuma. Cada cidade estabeleceu postos de vacinação e horários específicos para a campanha.

Em Recife, por exemplo, estão disponíveis 71 salas de vacinação para o Dia D contra a dengue. A recomendação é levar um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS para agilizar o processo. Já em Olinda, a vacinação ocorrerá em todas as policlínicas do município, e em Jaboatão dos Guararapes, os moradores devem procurar a unidade de saúde mais próxima. Paulista exige documentação dos responsáveis para a vacinação dos menores.

Diante da importância da imunização contra a dengue, a SES-PE e os municípios participantes estão trabalhando juntos para garantir a proteção da população vulnerável. É fundamental que as pessoas atendam ao chamado da campanha e busquem os locais de vacinação indicados, seguindo as orientações para prevenir a doença.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo