Aeronave da FAB transporta equipamentos para montagem de unidade hospitalar de campanha no Rio Grande do Sul para auxiliar vítimas da tragédia climática.

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou nesta quinta-feira (16) levando equipamentos para a montagem de uma unidade hospitalar de campanha no Rio Grande do Sul. O objetivo é auxiliar no atendimento das vítimas da tragédia climática que atinge o Sul do País.

O avião, que partiu da Base Área do Recife, localizada na Zona Sul da capital pernambucana, foi preparado desde as 9h para seu trajeto até Canoas, próxima de Porto Alegre, onde os donativos foram entregues para serem distribuídos nos locais mais afetados pelas enchentes.

A estrutura enviada pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE) conta com um hospital de campanha, utilizado em operações militares e em situações de emergência e calamidade em apoio à Defesa Civil. Além disso, também foram enviadas doações de alimentos em apoio aos desabrigados.

A unidade hospitalar móvel temporária é flexível e modular, podendo se adaptar conforme a necessidade. Com capacidade para atender durante 24 horas por dia, sete dias por semana, a estrutura contará com oito módulos, totalizando 28 leitos, incluindo um para cirurgias de baixa complexidade.

Dentro da estrutura, serão montadas enfermarias, consultórios, posto de comando, alojamento, carro de curativo, carro de emergência, suportes de soro, maca de resgate, monitores multiparâmetros, ventilador mecânico, entre outros equipamentos essenciais para o atendimento dos pacientes.

Até o momento, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou 151 óbitos e 104 pessoas desaparecidas em decorrência das enchentes que afetam o estado. Mais de dois milhões de pessoas foram atingidas pela tragédia climática, com centenas de milhares delas desalojadas e em abrigos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo