IBGE divulgará microdados do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos oriundos do Censo Demográfico 2022 na próxima terça-feira.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que irá disponibilizar os microdados do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos, provenientes do Censo Demográfico 2022, na próxima terça-feira, dia 21. Essa iniciativa tem como objetivo auxiliar nos trabalhos realizados em regiões impactadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Segundo informações divulgadas pelo IBGE, essa ação faz parte de um esforço para fornecer à sociedade, o mais rapidamente possível, informações que possam contribuir para a situação de calamidade enfrentada pelo estado gaúcho. Todos os dados coletados, que totalizam mais de 106 milhões de endereços, serão divulgados com todos os atributos de endereçamento, incluindo logradouro, número, complemento, localidade, CEP, entre outros.

Além disso, será disponibilizado um dicionário de dados explicando o conteúdo e um documento com orientações para o uso correto dessas informações. No dia 14 de junho de 2024, o IBGE publicará um material complementar com notas metodológicas e arquivos de dados do cadastro de endereços agregados por CEP.

O Instituto também anunciou que iniciará, na próxima segunda-feira, um processo de capacitação dos gestores municipais do Rio Grande do Sul, para que possam utilizar as ferramentas e informações disponibilizadas pelo IBGE no enfrentamento do desastre no estado. A força-tarefa do IBGE será inicialmente virtual, mas utilizará a estrutura no estado para apoiar no processo de reconstrução das áreas afetadas.

Os colaboradores do IBGE em Porto Alegre estão mobilizados em ações de ajuda às vítimas das enchentes, auxiliando no transporte de pessoas resgatadas e na distribuição de água para hospitais, abrigos e associações. A agência do IBGE em Caxias do Sul foi transformada em um centro de distribuição de doações, apoiando o centro logístico da Cruz Vermelha Brasileira.

Apesar das adversidades causadas pelas enchentes, o IBGE reiterou que está empenhado em fornecer o suporte necessário para as autoridades locais atuarem no diagnóstico, planejamento e reconstrução das áreas afetadas. A coleta de dados nas regiões afetadas foi temporariamente suspensa e o impacto dessas medidas será monitorado para eventuais ajustes nos prazos de divulgação de indicadores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo