Presidente da Ucrânia alerta para nova ofensiva russa após operação terrestre em Kharkiv, diz agência AFP.

Em entrevista exclusiva à AFP, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, alertou para a possibilidade de a recente operação terrestre lançada por Moscou na província de Kharkiv ser apenas o início de uma nova ofensiva russa. Segundo Zelensky, essa ofensiva poderia consistir em várias ondas, sendo a primeira já observada em Kharkiv, no nordeste da Ucrânia.

Apesar de afirmar que a situação na província estava “controlada”, Zelensky ressaltou que não estava estabilizada, revelando que a Ucrânia enviou reforços para a região. As tropas russas avançaram entre cinco e dez quilômetros ao longo da fronteira nordeste antes de serem interrompidas pelas forças ucranianas. Zelensky, por sua vez, não considerou um grande sucesso para a Rússia, mas alertou para a importância de manter a sobriedade diante do avanço russo.

A ofensiva russa, iniciada em 10 de maio, levou milhares de pessoas a abandonarem suas casas, com os russos atacando vilarejos ao longo da fronteira e conquistando seus maiores ganhos territoriais desde o final de 2022. Em resposta, o presidente russo, Vladimir Putin, justificou a ação como uma resposta aos bombardeios ucranianos contra regiões fronteiriças na Rússia.

Em meio à tensão, Zelensky pediu o envio de duas baterias de mísseis Patriot para defender os céus sobre Kharkiv e demonstrar resistência perante Moscou. O presidente destacou a importância de manter a força contra a Rússia e frisou a necessidade de não demonstrar fraqueza. Perante os recentes avanços russos, a Ucrânia e seus aliados ocidentais se mantêm em alerta diante da possibilidade de uma nova escalada no conflito.

Diante desse cenário de incerteza e tensão crescente, a comunidade internacional observa com preocupação os desdobramentos na região, temendo o aumento das hostilidades e a escalada do conflito entre Ucrânia e Rússia. Resta aguardar os próximos capítulos dessa tensa relação entre os dois países que têm sido destaque nos noticiários mundiais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo