Eleitores do Rio Grande do Sul têm até quinta-feira para regularizar título e votar nas eleições municipais neste ano.

Os eleitores do Rio Grande do Sul estão prorrogando o prazo para regularizar ou solicitar pela primeira vez o título de eleitor, visando votar nas eleições municipais deste ano, marcadas para 6 de outubro com a possibilidade de segundo turno em 27 de outubro.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu conceder mais 15 dias de prazo para os eleitores do Rio Grande do Sul, devido à situação de emergência causada pela tragédia climática que afetou o estado nos últimos meses. Desde o final de abril, fortes chuvas, enchentes e enxurradas resultaram em 157 mortes, 88 desaparecidos e quase 77 mil pessoas em abrigos temporários, com mais de 580 mil desalojadas.

Por conta dessa situação crítica, os atendimentos presenciais da Justiça Eleitoral foram interrompidos, e o TSE permitiu o cadastro de biometria para a emissão do primeiro título de eleitor, bem como outros procedimentos foram liberados online para a população do Rio Grande do Sul no portal de Autoatendimento Eleitoral.

Todos os cidadãos que completaram 16 anos até 6 de outubro deste ano estão aptos a votar, o que totaliza mais de 152 milhões de brasileiros segundo informações da Justiça Eleitoral. Além disso, o prazo para transferência do domicílio eleitoral também se encerra na próxima quinta-feira para os eleitores que mudaram de endereço ou cidade.

Este ano, as eleições municipais no Brasil ocorrerão para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. É importante ressaltar que o alistamento e o voto são obrigatórios para maiores de 18 anos, mas facultativos para jovens de 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

A transferência do domicílio eleitoral requer comprovação de vínculo com o novo local de votação e residência mínima de três meses na nova cidade. Além disso, é necessário que tenha passado pelo menos um ano desde o último alistamento ou transferência, exceto para servidores civis e militares removidos. Quem precisar de mais informações sobre as zonas eleitorais no Rio Grande do Sul pode contatar o atendimento via WhatsApp da Justiça Eleitoral no número (51) 2312-2015.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo