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Enchentes no RS: 23,5% das escolas públicas ainda sem data para retorno às aulas após catástrofe que impactou 378.981 estudantes

Após as enchentes que causaram devastação no estado do Rio Grande do Sul há cerca de duas semanas, estudantes de 441 escolas da rede pública de ensino ainda aguardam uma data para retorno às aulas. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-RS), esse número representa 23,5% do total de escolas, o que significa que 173.256 estudantes estão sem previsão de retorno. Por outro lado, 1.792 escolas estaduais, correspondentes a 76,5% do total, já retomaram suas atividades.

A catástrofe afetou 1.059 escolas em 248 municípios, algumas com danos físicos na infraestrutura e outras servindo de abrigo temporário para famílias desabrigadas. Algumas escolas também tiveram problemas de acesso devido à situação das estradas. No total, 378.981 estudantes foram impactados e 566 escolas foram danificadas, afetando 217.396 estudantes matriculados.

Para lidar com essa situação, o Ministério da Educação (MEC) autorizou a flexibilização do calendário escolar no estado, dispensando as escolas de cumprir o mínimo de dias efetivos de trabalho, desde que respeitem a carga horária mínima anual. No caso da educação infantil, não será necessário cumprir os dias efetivos e a carga horária mínima.

Na capital Porto Alegre, cerca de 40 mil alunos do ensino infantil estão retornando às aulas, sendo que 26 unidades já reabriram e as outras 21 abrirão nos próximos dias. O secretário municipal de Educação, José Paulo da Rosa, estima que os restantes 40 mil alunos retomarão as atividades de forma gradual. Três escolas foram completamente destruídas pelas enchentes e precisarão ser reconstruídas, um investimento estimado em R$ 30 milhões.

Para alguns, como o secretário municipal de Educação de Porto Alegre, a demora no retorno às aulas pode prejudicar os estudantes, principalmente aqueles que já estavam em processo de recuperação do aprendizado devido à pandemia. Porém, para alunos como Martim Alexandre, do ensino infantil, o retorno à escola representa uma oportunidade de interação e aprendizado, algo que impacta positivamente não apenas o aluno, mas também suas famílias.

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