Estudantes de 441 escolas aguardam retorno às aulas no RS após enchentes devastarem o estado, sem previsão de retorno.

Após as enchentes que devastaram o estado do Rio Grande do Sul há cerca de duas semanas, estudantes de 441 escolas da rede pública de ensino ainda estão sem data prevista para retornar às aulas. Essas escolas representam 23,5% do total, somando 173.256 estudantes nessa situação, de acordo com balanço da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-RS).

Ainda segundo a pasta, 1.792 escolas estaduais já retomaram as atividades, correspondendo a 76,5% das 2.340 escolas públicas gaúchas. O impacto das enchentes atingiu 1.059 escolas em 248 municípios, sendo que algumas sofreram danos físicos diretos em sua infraestrutura. Além disso, 79 escolas suspenderam as atividades para servirem como abrigo temporário para famílias desabrigadas.

O Ministério da Educação (MEC) determinou a dispensa das escolas de ensino fundamental, médio e superior de cumprirem o mínimo de dias efetivos de trabalho, desde que cumpram a carga horária mínima anual. A educação infantil também foi dispensada de cumprir os dias efetivos e a carga horária mínima.

Em Porto Alegre, cerca de 40 mil alunos do ensino infantil estão retornando às aulas, com a reabertura de 26 unidades de ensino nesta semana. O secretário municipal de Educação, José Paulo da Rosa, estima que os outros 40 mil alunos restantes retomem as aulas de forma gradual. Três escolas da rede foram completamente destruídas pelas enchentes e precisarão ser reconstruídas.

O retorno às aulas foi bem recebido por alunos como Martim Alexandre, do ensino infantil, que estava feliz por poder voltar a ter contato com os colegas e professores. Por outro lado, a demora para retomar as atividades após as enchentes pode prejudicar o aprendizado dos estudantes, como apontou o secretário municipal de Educação de Porto Alegre.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo