Repórter Recife – PE – Brasil

Morte do presidente do Irã em acidente de helicóptero delega nova liderança ao primeiro vice-presidente Mohammad Mokhber

O Irã acordou sob uma notícia chocante no início desta semana, com a confirmação da morte do presidente Ebrahim Raisi em um trágico acidente de helicóptero. O incidente ocorreu em uma área na fronteira do país com o Azerbaijão, deixando o país em luto e a nação em busca de um novo líder para conduzi-los.

Com a perda de Raisi, a responsabilidade de liderar o Irã recai sobre os ombros do até então primeiro vice-presidente, Mohammad Mokhber. Aos 69 anos, Mokhber é considerado um político conservador, com vasta experiência internacional devido ao seu doutorado em direito internacional. Sua trajetória política inclui o comando da Execução da Ordem do Imam Khomeini e a criação da Fundação Barakat, além de seu papel crucial no desenvolvimento da primeira vacina iraniana contra a Covid-19 durante a pandemia.

Filho de um clérigo e natural de Dezful, Mokhber tem um background financeiro sólido, tendo comandado um banco iraniano por uma década antes de ingressar na EIKO. Sua inclusão na lista de sanções dos EUA em 2021 evidencia seu papel na implementação de uma “economia de resistência” em favor do líder supremo iraniano, Ali Khamenei.

Como primeiro vice-presidente, Mokhber também é membro do Conselho Supremo de Segurança Nacional e desempenha um papel fundamental nas finanças do governo. Além disso, ele se tornou uma figura proeminente no cenário internacional ao lidar com as tensões entre o Irã e Israel, declarando uma resposta severa a possíveis agressões do regime sionista.

Com a morte prematura de Raisi, o Irã enfrenta uma nova era política sob a liderança de Mohammad Mokhber. Sua experiência e habilidades serão fundamentais para guiar o país em um momento de incerteza e desafios internos e externos, enquanto a nação se prepara para uma nova eleição nos próximos seis meses.

Sair da versão mobile