Presidente do Irã morre em acidente de helicóptero e designação de novo líder gera comoção nacional e internacional.

O Irã está de luto pela morte do presidente Ebrahim Raisi e de outras sete pessoas em um trágico acidente de helicóptero. O líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, anunciou nesta segunda-feira que serão respeitados cinco dias de luto em memória das vítimas. Além disso, Mohamad Mokhber foi designado como presidente interino, de acordo com o artigo 131 da Constituição, para conduzir o Poder Executivo.

A morte de Raisi, de 63 anos, foi confirmada após a queda de um dos helicópteros de seu comboio presidencial no domingo. Raisi assumiu a presidência da República Islâmica em junho de 2021, sucedendo a Hassan Rouhani. Sua vitória colocou todas as instituições políticas importantes do país sob o controle da linha dura do regime.

O acidente ocorreu em uma região remota do país, desencadeando uma operação de busca e resgate em meio ao mau tempo e neblina espessa. O helicóptero, que transportava Raisi, fez um pouso forçado, pondo em risco a vida do presidente e dos demais ocupantes.

Após a localização dos destroços, o vice-presidente Mohsen Mansouri comunicou oficialmente a morte de Raisi. Mokhber liderou uma reunião de emergência do gabinete para garantir a continuidade da administração do país sem interrupções.

O governo iraniano estendeu suas condolências ao líder supremo Ali Khamenei e à nação. Além disso, elogiou Raisi como um líder trabalhador e incansável, que sacrificou sua vida pelo avanço do país. Não haverá perturbações na administração do Irã após o acidente fatal.

Autoridades americanas acompanharam de perto o ocorrido e ofereceram apoio ao país, que enfrentava desafios políticos delicados antes da tragédia. O acidente, possivelmente causado pelo mau tempo, ocorreu em um momento de tensão regional no Oriente Médio.

Neste momento de luto, o Irã se prepara para realizar eleições presidenciais em até 50 dias, com a indicação de Mohamad Mokhber como presidente interino. A nação chora a perda de seu líder e de outros cidadãos, enquanto busca seguir em frente sob novas lideranças.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo