Repórter Recife – PE – Brasil

Exército ucraniano conquista resultados “tangíveis” contra ofensiva russa em Kharkiv, afirma Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez declarações impactantes nesta terça-feira (21) sobre a situação do Exército ucraniano em meio à ofensiva russa iniciada em 10 de maio na região de Kharkiv, no nordeste do país. Zelensky garantiu que as forças ucranianas estão conseguindo resultados “tangíveis” no combate aos invasores.

Segundo o mandatário ucraniano, as forças ucranianas estão destruindo o invasor na região de Kharkiv, o que representa uma vitória importante nesse conflito que tem se desenrolado nas fronteiras do país. Desde o início da ofensiva russa, várias cidades na região fronteiriça foram capturadas pelas forças invasoras.

Zelensky alertou na semana passada que essa primeira onda de ofensiva poderia ser apenas o começo de algo mais amplo, com o objetivo de tomar Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia. O presidente russo, Vladimir Putin, justificou a ofensiva como a criação de uma “zona de segurança” para proteger as zonas fronteiriças russas dos bombardeios.

As forças ucranianas afirmaram que conseguiram estabilizar a situação na região, especialmente na cidade de Vovchansk, que se tornou o epicentro dos combates. No entanto, os combates continuam em outras partes da região, como no norte da cidade de Vovchansk e no setor Starytsia.

Zelensky também destacou a dificuldade dos embates no leste do país, na região de Donetsk, onde os confrontos continuam intensos. O Exército russo tem mantido uma alta intensidade no setor de Pokrovsk, com várias tentativas de romper as defesas ucranianas ao longo do dia.

Essa situação delicada de conflito armado tem mobilizado a comunidade internacional e mantém a Ucrânia em estado de alerta máximo para conter as investidas russas em seu território. A população local vive dias de tensão e incerteza, com a esperança de que a situação se resolva o mais rapidamente possível.

Sair da versão mobile