Qualcomm e parceiras anunciam novo passo para desenvolvimento de aplicativos de IA em notebooks Windows, sem depender da nuvem.

A Microsoft surpreendeu o mercado ao anunciar ontem seus novos notebooks com Windows projetados para inteligência artificial (IA) com a nova versão do Copilot+PC. No entanto, a Qualcomm não ficou para trás e, em parceria com outras empresas, revelou hoje uma nova etapa que permitirá o desenvolvimento de novos aplicativos capazes de gerar vídeos e imagens de forma mais eficiente.

A novidade batizada de AI HUB permite que os desenvolvedores criem seus próprios modelos de IA e os otimizem para serem executados diretamente nos laptops de marcas como Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo e Samsung, sem a necessidade de trafegar informações e dados até a nuvem. Isso não só agiliza o processo de desenvolvimento de novas aplicações, mas também traz mais eficiência na utilização da nuvem.

Durante o evento Microsoft Build 2024, realizado nos Estados Unidos, foi anunciado que o AI HUB conta com uma biblioteca de mais de 100 modelos de IA pré-otimizados que funcionam em conjunto com a plataforma da Qualcomm, o Snapdragon X Series, a Hugging Face e a GitHub. Essa iniciativa visa ampliar o número de soluções para IA em notebooks, permitindo a criação de aplicativos para Windows alimentados por IA.

De acordo com Durga Malladi, vice-presidente sênior da Qualcomm Technologies, a intenção é dar flexibilidade e poder aos desenvolvedores para criarem aplicativos de IA para PCs Windows da nova geração. Além disso, Pavan Davuluri, vice-presidente do Windows e aparelhos da Microsoft, afirmou que os desenvolvedores terão mais facilidade para criar aplicativos para o Windows 11, garantindo a execução dos aplicativos fora dos data centers.

Com essa evolução tecnológica, a Microsoft também anunciou ontem a possibilidade de gerar imagens de IA em tempo real diretamente nos aparelhos, permitindo a tradução de áudio em mais de 40 idiomas. A parceria com empresas renomadas como Adobe, DaVinci, CapCut, Cephable e djay Pro também foi divulgada, expandindo as possibilidades de uso da inteligência artificial nos novos laptops.

Dessa forma, a integração de IA nos laptops promete revolucionar a forma como utilizamos esses dispositivos, facilitando a vida dos usuários e abrindo portas para um futuro ainda mais tecnológico e inovador.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo