Multidão se reúne em Teerã para o funeral do presidente Ebrahim Raisi, vítima de acidente de helicóptero.

Nesta quarta-feira, o centro de Teerã foi palco de um evento que reuniu dezenas de milhares de pessoas para se despedirem do presidente iraniano, Ebrahim Raisi. O líder do país faleceu em um acidente de helicóptero no último domingo, juntamente com outros sete membros de sua comitiva, incluindo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir Abdollahian. A comoção foi grande durante o funeral, que teve lugar na Universidade de Teerã, onde as orações foram conduzidas pelo líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei.

O trágico acidente que tirou a vida do presidente e de seus companheiros ocorreu em uma zona montanhosa do noroeste do país, enquanto a delegação se dirigia para a cidade de Tabriz, após a inauguração de uma barragem na fronteira com o Azerbaijão. As dificuldades climáticas, com chuva e nevoeiro, tornaram as operações de resgate um desafio, contando com o auxílio de equipes da Turquia, Rússia e União Europeia.

A notícia da morte de Raisi foi anunciada pela televisão estatal na manhã de segunda-feira. O presidente, eleito em 2021 e cotado como um dos favoritos para suceder ao Guia Supremo Khamenei, foi homenageado por grandes faixas na capital, com mensagens como “o mártir em serviço” e “adeus ao servo dos desfavorecidos”. O cortejo fúnebre seguiu da Universidade de Teerã em direção à Praça Enghelab, no centro da cidade.

Após as cerimônias na capital, os restos mortais de Raisi e sua comitiva foram transferidos para a cidade sagrada xiita de Qom, e posteriormente para a província de Khorasan do Sul, em direção a Mashhad, cidade natal do presidente falecido, onde ele será enterrado na noite de quinta-feira. Em meio à comoção, o vice-presidente Mohammad Mokhber foi nomeado como presidente interino até as eleições, que estão marcadas para 28 de junho. Além disso, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã ordenou uma investigação sobre as causas do acidente. É importante ressaltar que Raisi assumiu a presidência em um momento complicado para a economia iraniana, marcada por sanções internacionais e tensões regionais que impactaram seu mandato. A comunidade internacional, incluindo aliados do Irã como Rússia e China, bem como potências regionais e grupos próximos a Teerã, expressaram suas condolências pela perda do líder iraniano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo