Programa Celular Seguro registra mais de 50 mil alertas de bloqueio de celulares em todo o país até o momento

O programa Celular Seguro, lançado em dezembro de 2023 pelo governo federal, já registrou mais de 50 mil alertas de bloqueio de celulares até a manhã desta quarta-feira (22). Esses bloqueios são acionados pelos usuários em casos de perda, roubo ou furto dos aparelhos.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o programa conta com mais de 2 milhões de usuários cadastrados em todo o país. Para efetuar o bloqueio, os usuários devem acessar o site celularseguro.mj.gov.br ou utilizar o aplicativo disponível na Play Store para Android e na App Store para IOS/iPhone. O cadastro deve ser feito com o mesmo login utilizado para acessar o site Gov.br.

Ao acionar o “botão de emergência”, o alerta de bloqueio é enviado, e o dispositivo é imediatamente bloqueado pelas instituições financeiras participantes do programa. No entanto, é importante ressaltar que uma vez acionado o alerta de bloqueio, não há possibilidade de reverter a ação. Nesse sentido, se o usuário recuperar o aparelho posteriormente, será necessário contatar as operadoras e os bancos para restabelecer o acesso.

Uma funcionalidade interessante do programa é a possibilidade de indicar uma pessoa de confiança autorizada a efetuar o bloqueio em caso de perda ou roubo do aparelho. Os usuários também podem solicitar o bloqueio acessando o site por meio de um computador.

Com um número expressivo de usuários cadastrados e alertas de bloqueios registrados, o programa Celular Seguro tem se mostrado uma importante ferramenta para garantir a segurança dos usuários de dispositivos móveis em todo o país. Através dele, é possível agir de forma rápida e eficaz em situações de emergência, protegendo dados e informações pessoais dos usuários.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo