Projeto vencedor do Concurso Memorial Covid-19 Fiocruz é revelado para homenagear as vítimas da pandemia e promover reflexão e transformação.

O Concurso Memorial Covid-19 Fiocruz revelou o projeto vencedor que irá homenagear as vítimas da pandemia. A pandemia, reconhecida em 11 de março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e oficialmente encerrada em 5 de maio de 2023, resultou em mais de 765 milhões de casos e quase 7 milhões de mortes em todo o mundo.

O projeto vencedor foi desenvolvido por uma equipe paulista composta por Paulo José Tripoloni, Pablo Mora Peludo, Gabriel Costa Dantas e Fernanda Macedo Haddad, sendo escolhido pelo júri por sua capacidade de unir circulação e contemplação, além de demonstrar sensibilidade e entendimento sobre o memorial e o sofrimento que ele representa. Destacou-se também a forma poética como o projeto narra as fases do evento pandêmico e reforça o papel da ciência.

Em segundo lugar ficou uma equipe formada por Gabriela Giraldez Barros, Guilherme Albamonte Mejias, Pedro Augusto Galbiati Silva Giachini, Danielle Mascaro Pioli e Norma Mejias Quinteiro. O júri concedeu ainda cinco menções honrosas para outras equipes lideradas por diferentes responsáveis técnicos.

“A proposta vencedora oferecerá reflexão e transformação para os visitantes do memorial. A ideia é que o espaço, localizado próximo à Avenida Brasil e à entrada principal do compus sede da Fiocruz, direcione os olhares para a natureza existente, proporcionando um ambiente de paz e acolhimento da alma”, explicam os autores na proposta enviada.

As empenas brancas que envolvem o conjunto são descritas como lenços que enxugam as lágrimas, simbolizando a transformação e o renascimento. Os visitantes serão guiados à contemplação e incentivados a continuar através da interação lúdica com os espaços naturais.

Segundo a presidente do Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), Marcela Abla, as propostas apresentadas demonstraram atender ao edital e certamente proporcionarão à sociedade um espaço de memória significativo. O memorial será um local de homenagem e reflexão sobre os impactos da pandemia de Covid-19.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo