TCE-PE promove Escuta Cidadã para elaboração do Plano de Controle Externo com participação do Ministério Público de Contas de Pernambuco

Na manhã da última terça-feira, 21, o Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE) marcou presença na Escuta Cidadã, com o tema Educação Pública, realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). A procuradora-geral Adjunta, Eliana Lapenda Guerra, representante da segunda Procuradoria de Contas, ressaltou a importância dessa interação com a sociedade civil para construir uma sociedade mais justa e equânime.

O objetivo da ação foi incentivar a participação social no processo de elaboração do Plano de Controle Externo (PCE) do TCE-PE para o biênio 2025-2026. Durante a reunião, entidades educacionais do estado tiveram a oportunidade de debater e apresentar sugestões relacionadas às últimas fiscalizações na área da educação realizadas pelo TCE.

Diego Maciel, assessor-técnico da Diretoria de Controle Externo (DEX), destacou a importância da escuta social nesse processo de planejamento tático, ressaltando que essa iniciativa é fundamental para conhecer as demandas mais importantes da sociedade e permitir que o Tribunal atue de forma mais efetiva em benefício da população.

Além da procuradora Eliana Lapenda e de Diego Maciel, participaram da reunião o chefe do Departamento de Controle Externo da Educação da Cidadania, Eduardo Siqueira, o gerente da Fiscalização da Educação 1, Nazli Nejaim, e o gerente de Fiscalização e Educação 2, Elmar Pessoa. Também estiveram presentes representantes de entidades como a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco e do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A participação ativa da sociedade civil nesse processo de elaboração do PCE demonstra a importância do engajamento cidadão na construção de políticas públicas mais eficazes e alinhadas com as reais necessidades da população. Essa iniciativa do TCE e do MPC-PE reforça o compromisso com a transparência, a participação social e a melhoria da gestão pública em Pernambuco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo