Vacinação da segunda dose contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos começa em unidades de saúde do Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro está intensificando a campanha de vacinação contra a dengue, focando agora na aplicação da segunda dose do imunizante em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A partir desta quinta-feira (23), as mais de 200 unidades de atenção primária do município estarão disponibilizando a vacina a partir das 14h, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

De acordo com as recomendações do Ministério, a segunda dose da vacina deve ser administrada três meses após a primeira dose, levando em consideração a data da aplicação inicial. A faixa etária escolhida para a campanha é considerada de maior risco de hospitalização pela doença, justificando a priorização deste grupo.

A campanha teve início em fevereiro e já aplicou mais de 130 mil doses do imunizante. Agora, a expectativa é de que todas as crianças e adolescentes que receberam a primeira dose completem o esquema vacinal, mesmo aquelas que já tiveram dengue no passado. Para receber a segunda dose, é necessário apresentar documento de identidade e comprovante de vacinação, se disponível.

É importante ressaltar que existem contraindicações para a vacina, como alergia grave a algum componente da vacina, imunocomprometidos, pessoas com infecção por HIV sintomática, gestantes ou lactantes. Aqueles que tiveram dengue recentemente devem respeitar o intervalo recomendado antes de receber a vacina.

O Brasil tem enfrentado um aumento significativo de casos de dengue, ultrapassando a marca de 5 milhões de casos prováveis em 2024. Além disso, o país registrou mais de 2.800 mortes pela doença, com um coeficiente de 2.511 casos para cada grupo de 100 mil pessoas. A letalidade em casos prováveis é de 0,06 e em casos graves, chega a 4,83. É fundamental que a população esteja atenta e busque a imunização como forma de prevenção contra a dengue.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo