Acnur envia 200 unidades habitacionais de emergência para auxiliar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

A situação de emergência causada pelas enchentes no estado do Rio Grande do Sul tem mobilizado diversas entidades e órgãos de ajuda humanitária. Nesse contexto, a Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) anunciou o envio de cerca de 200 unidades habitacionais de emergência para auxiliar as vítimas das inundações.

Segundo o oficial de Comunicação da Acnur, Miguel Pachioni, as unidades habitacionais estavam armazenadas nos galpões da entidade na Colômbia e 100 delas já estão a caminho do estado, com previsão de chegada para o próximo sábado. Essas unidades se somarão a outras oito já enviadas dos galpões da Acnur em Boa Vista, que já se encontram no Rio Grande do Sul.

As unidades habitacionais de socorro são abrigos resistentes e fáceis de transportar, uma vez que todas as peças estão embaladas de forma compacta e de fácil montagem. Com painéis leves para teto e parede, as unidades vêm equipadas com porta, lâmpada e carregadores alimentados por energia solar, permitindo sua montagem e uso no mesmo dia do recebimento.

Miguel Pachioni ressaltou que essas estruturas são emergenciais e não de longo prazo, mas podem durar até 5 anos, dependendo de sua utilização. Além de servirem como habitação temporária, essas unidades podem ser utilizadas para outras finalidades, como espaços seguros para vacinação, medicamentos e estoque de materiais.

A proposta do envio dessas unidades habitacionais é aliviar as estruturas de serviços públicos, como creches, escolas e centros de saúde, onde as pessoas desabrigadas estão sendo acolhidas. Com isso, busca-se melhorar a acomodação das vítimas até que espaços fixos e mais adequados sejam disponibilizados.

Em meio às dificuldades causadas pelas enchentes, a solidariedade internacional por meio da Acnur se faz presente no Rio Grande do Sul, contribuindo para amenizar o sofrimento das famílias afetadas e ajudando na reconstrução das áreas atingidas pela tragédia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo