Astrônomos descobrem mudanças de direção em feixes de luz emitidos por buracos negros em galáxias há milhões de anos

Uma equipe de renomados astrônomos realizou um estudo inovador sobre os poderosos feixes de luz emitidos por 16 buracos negros, revelando descobertas surpreendentes sobre a mudança de direção desses feixes e as cavidades que deixaram nas galáxias ao longo dos milhões de anos.

Os pesquisadores, provenientes de instituições dos Estados Unidos e da Itália, utilizaram o Observatório Chandra Raio-X da Nasa e o Observatório Rádio Astronômico Nacional (NRAO) para conduzir suas investigações. Por meio do Chandra Raio-X, identificaram cavidades em aglomerados de galáxias Abell 478 e NGC 5044, esculpidas pelos feixes de luz emanados pelos buracos negros em um passado distante.

Ao comparar as imagens obtidas pelo NRAO com as do Chandra, os cientistas observaram que os feixes de luz emitidos pelos buracos negros do Abell 478 e NGC 5044 haviam mudado significativamente sua direção. Estudos apontam que esses feixes desempenham um papel crucial na formação de estrelas nas galáxias, ao injetar energia que impacta diretamente na capacidade de resfriamento dos gases moleculares necessários para a criação de novas estrelas.

A pesquisa revelou que aproximadamente um terço dos buracos negros analisados alterou completamente a direção de seus feixes, em um processo que ocorre em escalas de tempo entre um milhão e dez milhões de anos. A mudança de direção dos feixes é associada à queda de matéria nos buracos negros em forma de disco giratório, que pode influenciar a rotação e a direção desses feixes de luz.

Os cientistas acreditam que os feixes estão alinhados com o eixo de rotação dos buracos negros, formando ângulos perpendiculares em relação ao disco de matéria. Essas descobertas fornecem novos insights sobre a dinâmica dos buracos negros e como suas atividades afetam o ambiente galáctico ao redor. O estudo abre portas para futuras pesquisas sobre os mistérios do universo e sua incrível complexidade.