Chuvas intensas alagam ruas e casas em Porto Alegre, causando transtornos e retirada de moradores das áreas afetadas

Porto Alegre foi surpreendida por um intenso e prolongado dia de chuvas nesta quinta-feira (23). Após vários dias sem precipitações significativas, as águas tomaram conta das ruas e avenidas da cidade, deixando vários bairros alagados. A situação se tornou crítica em regiões como o centro-sul e sul da capital, onde moradores tiveram que ser retirados de suas casas devido às inundações.

Um morador do bairro Cavalhada, o cirurgião dentista Brígido Ribas, enfrentou novamente a invasão de sua residência pelo arroio que dá nome ao local. Essa foi a quarta vez, em quatro anos, que seu lar foi afetado pelas águas transbordantes. Ribas teve que subir os móveis e abrir as portas para a água passar, relatando que anteriormente conseguiu salvar a maioria de seus pertences durante as enchentes.

Na mesma região, Guiomar Meireles viu a água do arroio Cavalhada subir mais de meio metro, tendo que deixar sua casa acompanhada por seus sete cachorros. No entanto, dessa vez, foi atendida pelas autoridades e aguardava por um abrigo temporário para ela e seus animais.

O Exército foi acionado para auxiliar no resgate e remoção dos moradores afetados pelas chuvas. Veículos blindados, incluindo um anfíbio, circularam pelas ruas alagadas oferecendo apoio aos cidadãos que necessitavam de assistência.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, informou que as aulas na cidade foram suspensas e que as comportas do Guaíba foram fechadas devido à paralisação do escoamento da água, que voltou a invadir a cidade. A gestão municipal está em alerta e buscando soluções para lidar com as consequências das chuvas intensas que atingiram a capital gaúcha.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo