Presidente Lula da Silva recebe o presidente do Benim em visita oficial e assina acordos de cooperação em diversas áreas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu em visita oficial nesta quinta-feira (23) o presidente do Benim, Patrice Talon, no Palácio do Planalto, em Brasília. Durante o encontro, foram assinados quatro acordos de cooperação nas áreas de turismo, cultura, cooperação agrícola, educacional, cultural, defesa, segurança, energia e desenvolvimento.

Após a reunião bilateral, Lula ofereceu um almoço para Talon no Palácio Itamaraty, onde reforçou a importância da cooperação entre países em desenvolvimento da África e América Latina. O presidente alertou sobre o endividamento das nações africanas, que chega a US$ 800 bilhões, destacando a necessidade de investimentos em áreas como educação, saúde e mudanças climáticas.

Como Brasil preside o G20 este ano, Lula ressaltou a importância dos países do grupo em mobilizar recursos para combater a fome e a pobreza, citando a proposta de taxação dos bilionários do planeta para ajudar os mais necessitados. O presidente convidou os países africanos a aderirem à Aliança Global de Combate à Fome e à Pobreza, proposta pelo Brasil no G20.

Durante o evento no Itamaraty, foram discutidas ações para ampliar a cooperação entre Brasil e Benim, incluindo a criação da Casa do Brasil em Uidá, cidade costeira do Benim, para preservar a história em comum dos dois países. O governo brasileiro também estabelecerá um núcleo de cooperação em Adis Abeba, capital da Etiópia, para atender todo o continente africano.

A visita presidencial de Talon ocorre após a reabertura da Embaixada do Benim em Brasília, em fevereiro, demonstrando o interesse mútuo em fortalecer os laços bilaterais. Os atos firmados durante a visita, como o protocolo de emenda ao acordo sobre serviços aéreos e os memorandos de entendimento nas áreas de turismo, cultura, educação e diplomacia, visam fortalecer a cooperação entre os dois países.

Com uma população de 13,3 milhões de habitantes, o Benim está localizado na região ocidental da África e possui fronteiras com Burquina Faso, Níger, Nigéria e Togo. O presidente Lula foi o primeiro presidente brasileiro a visitar o país em 2006, e desde então, as relações bilaterais têm sido fortalecidas em diversos setores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo