Baixa capacidade adaptativa em 66% dos municípios brasileiros revela fragilidade perante desastres geohidrológicos, aponta plataforma do Ministério da Ciência.

O Brasil enfrenta um grave problema de adaptação climática, principalmente diante dos desastres geohidrológicos que assolam o país. De acordo com a plataforma Adapta Brasil do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, 66% dos municípios brasileiros têm baixa ou baixíssima capacidade adaptativa para lidar com esses eventos, o que é extremamente preocupante.

A secretária nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Ana Toni, classificou a situação do país como muito vulnerável em relação à mudança do clima. Em recente audiência pública na Comissão Mista Permanente sobre Mudança Climática, ela apresentou o mapa da capacidade adaptativa dos municípios e alertou para a necessidade urgente de focar em adaptação, prevenção e mitigação.

Desde 2009, o Brasil conta com a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), que estabelece diretrizes, instrumentos e planos para enfrentar os desafios climáticos. Recentemente, o Senado aprovou o projeto de lei (PL 4.129/2021) com regras gerais para a formulação de planos de adaptação às mudanças climáticas em todas as esferas federativas.

A adaptação climática e a mitigação são fundamentais para enfrentar os impactos das mudanças climáticas. Enquanto a mitigação busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa para evitar a piora na situação climática, a adaptação visa preparar a sociedade para lidar com os efeitos adversos já presentes.

O Brasil precisa investir em ações urgentes para garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos frente aos desastres climáticos. A construção de cidades resilientes, que possam se adaptar e prevenir os efeitos dos eventos naturais extremos, é essencial para o futuro do país.

É necessário integrar os planos municipais e estaduais de adaptação ao plano nacional e garantir que todas as esferas públicas e privadas atuem em conjunto para enfrentar os desafios climáticos que se apresentam. Ações imediatas e efetivas são imprescindíveis para mitigar os impactos das mudanças climáticas e proteger a população brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo