Inmet emite alerta para chuvas fortes, tempestades e vendavais no Sul do Brasil nesta sexta-feira, 24, com risco potencial.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para o Sul do País, indicando risco de chuvas fortes, tempestades e vendavais para esta sexta-feira, 24 de maio. O instituto emitiu quatro alertas para a região, classificados como de “perigo” ou de “perigo potencial”.

Segundo o Inmet, uma extensa área que abrange a metade norte do Rio Grande do Sul, praticamente todo Estado de Santa Catarina e parte do sudoeste do Paraná está sob alerta para tempestades e chuvas intensas, podendo atingir até 60 milímetros em uma única hora, com um acumulado que pode chegar a 100 mm ao longo do dia. Além disso, há a possibilidade de queda de granizo, tornando o perigo ainda maior. O alerta estará vigente até as 10h desta manhã.

Outro ponto de alerta emitido pelo instituto refere-se aos ventos costeiros, com risco de intensificação nas regiões litorâneas do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. Existe a possibilidade de deslocamento de dunas de areia sobre construções na orla, o que pode gerar importantes danos. Este alerta permanecerá vigente ao longo de todo o dia.

Além disso, há um alerta de “perigo potencial” para chuvas e ventos intensos na metade sul do Rio Grande do Sul, com um acumulado previsto de 50 mm durante o dia, e de vendavais na região oeste do estado.

Esses alertas do Inmet acontecem em meio a uma série de eventos meteorológicos adversos que têm afetado o Rio Grande do Sul desde o início do mês, causando estragos em centenas de municípios e resultando em enchentes que já provocaram 163 mortes. A Defesa Civil tem emitido alertas e recomendações para a população, visando minimizar os riscos e danos causados pelas intempéries.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo