Maioria dos brasileiros defende incentivo do governo para adotar semana de trabalho de quatro dias, aponta pesquisa do DataSenado.

Sete a cada dez brasileiros defendem que o governo incentive as empresas a adotarem a semana de trabalho de quatro dias, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado sobre jornada de trabalho e qualidade de vida. Os dados revelam que 73% da população acredita que o governo deveria oferecer incentivos às empresas que aderissem a essa prática.

A maioria dos brasileiros acredita que a redução da jornada de trabalho traria benefícios para a qualidade de vida dos trabalhadores. Cerca de 54% dos entrevistados afirmam que uma carga horária menor teria um impacto positivo, principalmente na saúde mental dos trabalhadores. No entanto, 34% acham que não faria diferença e 9% acreditam que a situação poderia piorar.

A principal preocupação dos que acreditam que a redução da jornada de trabalho poderia prejudicar a qualidade de vida dos trabalhadores é a queda na renda. No entanto, quando questionados sobre a possibilidade de diminuir a jornada sem redução salarial, 51% acreditam que seria benéfico.

Embora a redução da jornada de trabalho seja vista positivamente em relação à qualidade de vida dos trabalhadores, as opiniões se dividem quanto à produtividade. Para 35% dos entrevistados, a produtividade aumentaria, enquanto 21% acreditam que diminuiria e 40% dizem que não haveria diferença.

Quanto aos impactos nas empresas, 40% dos entrevistados acreditam que a redução da jornada de trabalho não afetaria as empresas, 21% acreditam que traria lucros e 33% prejuízos.

A pesquisa foi realizada em parceria com o gabinete da senadora Soraya Thronicke, que destacou a importância da mudança de cultura e paradigma em relação ao tempo de trabalho. Baseada nos resultados, a senadora apresentou um projeto para premiar empresas que promovam a qualidade de vida dos funcionários, incluindo a redução da jornada de trabalho e o estímulo ao teletrabalho. Esta iniciativa visa reconhecer e incentivar práticas que contribuam para o bem-estar dos trabalhadores e para a eficiência das empresas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo