Campanha do Ministério da Justiça alerta: não é preciso esperar 24 horas para registrar desaparecimento de criança

Uma campanha do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) foi lançada nesta semana com o objetivo de alertar a população sobre a importância de não esperar 24 horas para registrar o desaparecimento de uma criança. A iniciativa, intitulada “Não Espere 24h”, foi lançada em comemoração ao Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, celebrado no último sábado (25).

Segundo o Ministério, é fundamental que a polícia seja notificada o mais rápido possível quando uma criança desaparece, pois quanto antes o desaparecimento é comunicado, maiores são as chances de localização da criança. Um levantamento da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas do MJSP mostra que cerca de 20 mil pessoas com até 17 anos desaparecem anualmente no Brasil, sendo que aproximadamente 12 mil são encontradas.

O coordenador-geral de Políticas de Prevenção à Violência e à Criminalidade da Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública (Dsusp/Senasp), Leandro Arbogast, afirmou que aproximadamente 8 mil famílias vivem na incerteza e angústia de não saber o paradeiro de seus entes queridos. A campanha visa expor essa realidade, além de fornecer informações relevantes para a prevenção de novos casos e orientações sobre as medidas a serem tomadas em caso de desaparecimento.

Além disso, Arbogast enfatiza a importância de as famílias informarem às autoridades quando a criança ou adolescente é encontrada, a fim de que a pessoa deixe de ser registrada como desaparecida nos sistemas de busca. O Ministério da Justiça também fornece orientações sobre o que fazer quando uma criança desaparece, como registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil ou ligar para o número emergencial 190.

Dentre as informações necessárias para a busca da criança estão uma fotografia nítida e atual, características físicas, informações sobre roupas e pertences, rotina, dados do aparelho celular e das redes sociais, contexto do desaparecimento, entre outros. Após o registro do boletim de ocorrência, a polícia informa os passos a serem seguidos na busca pela pessoa desaparecida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo