Ex-sacerdote francês condenado a 17 anos de prisão por violações sexuais contra crianças em caso chocante na França.

Um ex-sacerdote francês foi condenado a 17 anos de prisão por violações e agressões sexuais contra quatro crianças. Olivier de Scitivaux de Greische, de 64 anos, admitiu os crimes diante do tribunal, que o declarou culpado de todos os atos cometidos e impôs a sentença de 17 anos, sendo que ele não terá direito à liberdade condicional por 10 anos.

Além das quatro vítimas já citadas, o ex-sacerdote também confessou violações e agressões sexuais contra outras duas pessoas em 1982, no entanto, esses casos não podem ser julgados pois os crimes já prescreveram. Os fatos pelos quais ele foi condenado remontam aos anos 1990 e 2000, envolvendo três irmãos e um amigo, os quais relataram os abusos que sofreram desde terça-feira.

Em um momento marcante do julgamento, um dos irmãos mais novos confrontou o ex-sacerdote: “Olhe bem para suas mãos. Nas suas mãos, ejaculei pela primeira vez, e são suas mãos que dão a eucaristia”. A sala de audiência estava lotada e várias autoridades da Igreja Católica estavam presentes durante os depoimentos das vítimas.

Os abusos ocorreram durante anos, entre os anos 1980 e 2000, com os primeiros alertas surgindo quando ele atuava como animador em sua diocese nos anos 1980. Este caso se soma a uma série de escândalos de pedofilia envolvendo membros da Igreja Católica em todo o mundo, o que tem abalado a instituição há anos.

Uma comissão independente estimou em 2021 que cerca de 216 mil menores foram vítimas de abusos por sacerdotes e religiosos na França entre 1950 e 2020, número que chega a 330 mil se forem considerados também os trabalhadores de instituições religiosas como agressores. A condenação do ex-sacerdote é mais um capítulo sombrio nessa triste realidade de abusos dentro da Igreja Católica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo