Ministério da Saúde lança nova campanha de vacinação contra Covid-19 com meta de atingir 70 milhões de brasileiros

O Ministério da Saúde lançou uma nova campanha de vacinação contra a Covid-19, com o objetivo ambicioso de alcançar pelo menos 70 milhões de brasileiros. As doses utilizadas serão as 9,5 milhões atualizadas para a variante XBB da Ômicron, da farmacêutica americana Moderna, que chegaram ao Brasil neste mês.

No final de abril, o ministério fechou um acordo com o laboratório para a aquisição de 12,5 milhões de imunizantes. As doses já estão em processo de distribuição aos estados conforme o agendamento com a operadora logística. Muitos estados já começaram a aplicar as vacinas monovalentes XBB, com o primeiro lote entregue em 9 de maio.

Apesar de as doses adquiridas não serem suficientes para o total de pessoas a serem vacinadas, o Ministério da Saúde assegura que essa aquisição emergencial será suficiente para abastecer os estados e municípios até que novas compras sejam concluídas.

A campanha tem como público-alvo diversos grupos prioritários, como idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, entre outros. O esquema de vacinação varia dependendo do perfil de cada grupo.

A demora na realização da campanha gerou críticas ao Ministério da Saúde, que havia prometido a chegada das doses adaptadas para março, mas o contrato com a Moderna só foi fechado no final de abril. A pasta atribuiu a demora ao processo de licitação com a Pfizer e a Moderna, algo inédito desde o início da pandemia.

Apesar das críticas e da demora, a nova campanha de vacinação é vista como um passo importante no combate à pandemia de Covid-19 no Brasil. Com a chegada das novas doses adaptadas para a variante XBB, a expectativa é imunizar um grande número de brasileiros e conter a propagação do vírus no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo