Apenas 11% das escolas municipais e estaduais do Brasil têm acesso à internet com velocidade adequada, aponta pesquisa do NIC.br.

Um novo levantamento realizado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) revelou que apenas 11% das escolas municipais e estaduais no Brasil possuem acesso à internet com a velocidade considerada adequada. A pesquisa foi conduzida em mais de 32 mil instituições públicas que contam com mais de 50 alunos no turno principal.

De acordo com os dados coletados pelo NIC.br, apenas 3.640 unidades escolares têm uma conexão à internet com velocidade de download igual ou superior a 1 Megabyte por segundo (Mbps), que é a velocidade recomendada pela Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), do governo federal.

O supervisor de projetos de ciência de dados do NIC.br, Paulo Kuester Neto, ressaltou a importância da conexão à internet nas escolas, principalmente diante do cenário em que a tecnologia da informação se torna cada vez mais presente no ambiente escolar. Ele explicou que a velocidade adequada é essencial para atender às diversas demandas dos estudantes, professores e demais usuários da rede.

Kuester Neto enfatizou que a velocidade recomendada pela Enec é calculada levando-se em consideração que todos os estudantes presentes no maior turno escolar tenham condições de realizar atividades diversas, como assistir a vídeos, acessar redes sociais e navegar na internet sem dificuldades.

Apesar dos esforços do Ministério da Educação (MEC) para ampliar o acesso à internet de qualidade nas escolas públicas, ainda há muito a ser feito. O próprio NIC.br realiza medições de velocidade incentivado pelo MEC, a fim de garantir que as instituições de ensino cumpram as diretrizes estabelecidas pela Enec.

Um ponto destacado na pesquisa foi a discrepância regional, com o Norte do país apresentando menor cobertura e qualidade de conexão à internet. Estados como Acre, Amazonas, Amapá, Roraima e Pará estão entre os que possuem velocidades mais baixas. Já na região Sul e em estados como Goiás, a qualidade da conexão é mais elevada.

Em resumo, o estudo indica que, embora 89% das escolas públicas estaduais e municipais estejam conectadas à internet, apenas 11% delas possuem velocidade suficiente para atender às demandas atuais. A busca por uma melhor infraestrutura e mais investimentos na área educacional são cruciais para garantir um acesso equitativo à tecnologia digital nas escolas do Brasil.

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