Inscrições para o Enem 2024 começam hoje; prazo vai até 7 de junho e taxa pode ser paga até 12 de junho.

Iniciou-se hoje, segunda-feira (27), o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Os candidatos terão até o dia 7 de junho para se inscreverem, sendo que o prazo para pagamento da taxa de inscrição se estende até 12 de junho. Para participar, os candidatos devem acessar a Página do Participante e realizar o login com CPF e senha do portal do governo federal Gov.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser quitado por boleto, Pix, cartão de crédito ou débito.

Aqueles que obtiveram a isenção da taxa aprovada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 13 de maio também precisam realizar a inscrição no exame. Durante o processo de inscrição, os candidatos devem selecionar o idioma da prova de língua estrangeira que desejam realizar, podendo optar entre inglês ou espanhol.

As provas do Enem 2024 serão aplicadas em todo o país nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia de exame, com 5 horas e 30 minutos de duração, serão avaliados os conhecimentos de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, com duração de 5 horas, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Os resultados serão divulgados em 13 de janeiro de 2025.

Além disso, o Enem é amplamente utilizado como vestibular, principalmente através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em 2024, serão ofertadas 264.360 vagas em 127 instituições de ensino superior. Também foi anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, um período extra de inscrição e isenção da taxa para os moradores do Rio Grande do Sul devido ao estado de calamidade pública ocasionado pelas chuvas e enchentes.

Em resumo, o Enem 2024 promete ser um importante meio de ingresso ao ensino superior e uma oportunidade para milhares de estudantes testarem seus conhecimentos em busca de um futuro acadêmico promissor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo