Alerta emitido pelo Inmet: Região Sul do país em perigo de enchentes, chuvas intensas e ventos fortes até 100 km/h.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para chuvas na Região Sul do país, incluindo o Rio Grande do Sul, na madrugada desta segunda-feira. O aviso, que vale das 0h01 às 21h, destaca a previsão de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos que podem variar de 60 a 100 quilômetros por hora.

Com as fortes chuvas e ventos previstos, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas em diversas regiões. Entre as áreas afetadas estão o sudoeste rio-grandense, área metropolitana de Curitiba, Vale do Itajaí, grande Florianópolis, região metropolitana de Porto Alegre, sudeste rio-grandense, nordeste rio-grandense, centro oriental paranaense, norte catarinense, sul catarinense, norte pioneiro paranaense e região serrana.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, alertou para a formação de um ciclone, previsto para afetar a região. Ele ressaltou a possibilidade de ventos fortes e chuvas intensas nos municípios da região leste do estado, que já estão enfrentando problemas devido às enchentes. Municípios como Pelotas, São José do Norte, São Lourenço, e Rio Grande, onde trechos já estão tomados pela água da Lagoa dos Patos, podem enfrentar transtornos adicionais.

Diante do cenário de alerta, o governador pediu que a população evite deslocamentos desnecessários e se mantenha em segurança. Equipes de segurança pública, bombeiros, defesa civil e brigada militar estão mobilizadas para ajudar os municípios e atender às necessidades mais urgentes. A previsão é de chuvas significativas ao longo da segunda-feira e parte da terça-feira, por isso, é importante que todos sigam as orientações das autoridades e evitem exposição a riscos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo