Nível do lago Guaíba em Porto Alegre volta a ficar abaixo de 4 metros, trazendo riscos de alagamentos e alerta da Defesa Civil.

O nível do lago Guaíba, em Porto Alegre (RS), voltou a preocupar os moradores da região na madrugada desta segunda-feira (27). De acordo com os dados hidrológicos da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, a régua de medição instalada temporariamente na Usina do Gasômetro registrou o nível do lago em 3,99 metros, ficando abaixo de 4 metros.

A situação se agravou ainda mais durante a manhã, com o nível do Guaíba atingindo 3,95 metros às 11h, quase 1 metro acima da cota de inundação da região do Centro Histórico de Porto Alegre, que é de 3 metros. Isso resultou em diversas regiões da capital gaúcha sendo afetadas por alagamentos.

O problema teve início em 3 de maio, devido às chuvas intensas que atingiram o Rio Grande do Sul desde o final de abril. Os rios que desaguam no lago, como o Jacuí, dos Sinos, Caí e Gravataí, tiveram enchentes que contribuíram para a elevação do nível do Guaíba. Em 6 de maio, o lago atingiu o recorde de 5,33 metros em Porto Alegre.

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta preventivo diante da previsão de chuvas intensas e ventos fortes, com risco de descargas elétricas, corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos. Recomenda-se que a população se abrigue em local seguro e evite entrar em áreas alagadas.

Em caso de emergências, a Defesa Civil de Porto Alegre pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros Militar pelo número 193. A situação do lago Guaíba continua sendo monitorada pelas autoridades competentes, que pedem atenção redobrada por parte dos moradores da região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo