Participação na Obmep impulsiona desempenho no Enem, revela pesquisa do Iede com escolas públicas

Segundo uma pesquisa conduzida pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), os alunos de escolas com altas taxas de participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) têm apresentado melhores resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estudo divulgado recentemente também apontou que essas instituições registram maiores taxas de aprovação de seus alunos e menores distorções na equivalência entre idade e série.

O critério de alta participação considerou as escolas em que pelo menos 65% dos estudantes classificados participaram da segunda fase da Obmep. Nessas instituições, foi observado que o aprendizado em matemática beneficia não apenas os alunos que se destacam na disciplina, mas toda a turma. De acordo com o pesquisador e diretor executivo do Iede, Ernesto Faria, a Olimpíada de Matemática gera um impacto maior em todos os estudantes quando promove mais mobilização na escola.

No entanto, o estudo também apontou desigualdades internas em escolas que tiveram alunos premiados na Obmep, mas não registraram alta participação. Nestes casos, apesar do aumento das médias no Enem, foi observada uma maior discrepância entre as notas dos alunos, indicando que a Olimpíada de Matemática pode beneficiar apenas um determinado perfil de estudantes se não gerar um efeito mobilizador na escola.

Os dados coletados também revelaram que as escolas com alunos premiados na Obmep apresentaram uma média de 270,3 pontos no Saeb para o ensino fundamental e 288,8 para o ensino médio, enquanto aquelas que não participaram ou não tiveram premiados obtiveram médias menores. Ernesto Faria ressaltou a importância da Obmep como uma política pública fundamental para promover o ensino da matemática no país, destacando que o programa tem o potencial de ser ainda mais transformador nas escolas.

Além disso, a pesquisa identificou que o envolvimento dos alunos na Obmep também favorece o acesso ao ensino superior, com as escolas que registram altas taxas de participação e alunos premiados apresentando maiores percentuais de estudantes alcançando médias no Enem compatíveis com as exigências para admissão em faculdades públicas e privadas.

Diante dos desafios encontrados na educação brasileira, a pesquisa apontou a necessidade de políticas públicas que envolvam melhorias estruturais, formação continuada dos professores e ações para diminuir as desigualdades de aprendizado. O estudo ressaltou a importância de fortalecer a Obmep e buscar experiências de sucesso no Brasil e no exterior para servir de exemplo e serem replicadas nas escolas públicas do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo