Rio de Janeiro inicia vacinação contra cepa XBB da Ômicron para idosos de 85 anos ou mais, escalonada para outras idades.

A cidade do Rio de Janeiro deu início, nesta terça-feira (28), à vacinação contra a cepa XBB, subtipo da variante Ômicron que está em predominância nas análises de sequenciamento genômico. Nesta primeira fase, a campanha está direcionada para idosos com 85 anos ou mais, sendo que as demais faixas etárias serão contempladas de forma escalonada nas próximas semanas, de acordo com o envio de doses pelo Ministério da Saúde.

A atualização da vacinação contra a covid-19 para a cepa predominante é considerada fundamental para o controle dos índices da doença, em um processo semelhante ao que ocorre anualmente com a gripe. O Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, ressaltou a importância de que as pessoas acompanhem o calendário para não perder a data da nova dose, que possivelmente se tornará anual. Soranz alertou que a adesão da população à vacina foi crucial para controlar a covid-19, evitando um maior número de mortes.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a vacina estará disponível em todas as 238 clínicas da família e centros municipais de saúde da cidade, além do Super Centro Carioca de Vacinação em Botafogo, que funciona diariamente das 8h às 22h, e do Super Centro Carioca de Vacinação de Campo Grande, no ParkShopping Campo Grande, com horário de funcionamento alinhado ao do centro comercial.

Nesta etapa da campanha, também serão contemplados os idosos internados em institutos de longa permanência para idosos (ILPI), independentemente da faixa etária. A iniciativa visa assegurar que os grupos mais vulneráveis estejam protegidos contra a cepa XBB da Ômicron, reforçando a importância da vacinação para evitar um possível aumento de casos e óbitos pela covid-19.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo