Em 2023, foi registrado um aumento significativo no percentual de estudantes brasileiros que alcançaram o nível de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental, chegando a 56%. O ministro ressaltou que, em 2019, 55% dos estudantes da rede pública estavam alfabetizados, mas com a pandemia essa porcentagem caiu para 36% em 2021. Agora, em 2023, o Brasil conseguiu recuperar o patamar anterior e avançar ainda mais.
Esse resultado demonstra o esforço do país em mitigar os impactos negativos da pandemia na alfabetização dos estudantes, especialmente no 2° ano do ensino fundamental. O foco agora é favorecer a recomposição das aprendizagens, com ênfase na alfabetização de todas as crianças matriculadas nos anos afetados pela pandemia.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi lançado no ano passado e teve a adesão de todos os estados e 99,8% dos municípios brasileiros. O ministro destacou a importância da participação dos governantes locais nesse programa e propôs um pacto para criar uma premiação nacional que reconheça as boas práticas de educação.
Além disso, Santana ressaltou a parceria dos governadores na implementação do programa Pé de Meia, que tem o objetivo de recompensar financeiramente os estudantes que não abandonam a escola. Ele enfatizou a importância de combater os índices de evasão escolar, abandono e distorção idade-série, mostrando que todos estão comprometidos em melhorar a educação no país.
Essa conquista representa um avanço significativo na área da alfabetização e evidencia o comprometimento das instituições públicas em garantir uma educação de qualidade para todos os estudantes brasileiros.