Prefeitura de Porto Alegre envia dados de 24.516 famílias para Auxílio Reconstrução do governo em meio a atrasos e demoras

Na manhã desta terça-feira (28), a prefeitura de Porto Alegre enviou os dados de 24.516 famílias residentes na cidade para receberem o Auxílio Reconstrução do governo federal, no valor de R$ 5,1 mil em parcela única. O cadastro dessas famílias é o primeiro passo para que o benefício seja concedido, sendo que a segunda etapa consiste na conferência dos dados pela Dataprev, órgão ligado ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A prioridade para inclusão no primeiro lote de envio de cadastros foram as pessoas desabrigadas e desalojadas devido às fortes chuvas que afetaram a cidade e causaram a cheia do Guaíba no início de maio. Posteriormente, serão beneficiadas as famílias cadastradas no sistema Registro Unificado de Pessoas e Famílias da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Porto Alegre.

No entanto, houve demora no processo de envio dos dados, o que impossibilitou que a capital gaúcha fosse contemplada no primeiro lote, que abrange famílias de outros 15 municípios do estado. Dentre eles, Canoas, Arambaré, Bom Princípio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Feliz, Harmonia, Imigrante, Lajeado, Nova Bassano, Rolante, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Triunfo foram os que agilizaram a entrega das informações.

Até o momento, 44.592 famílias já tiveram o pagamento do Auxílio Reconstrução autorizado após verificação dos cadastros enviados. A terceira e última etapa consiste na confirmação da solicitação do benefício pelo responsável familiar através do site do Auxílio Reconstrução, com liberação do valor em até 48 horas pela Caixa Econômica Federal.

A Dataprev tem realizado cruzamentos de dados para agilizar o processo de concessão do benefício às famílias que foram afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. O Ministério da Gestão e demais órgãos federais estão trabalhando em conjunto para garantir que o Auxílio Reconstrução chegue a todas as famílias necessitadas nos 369 municípios do estado em situação de calamidade pública ou emergência reconhecida pelo MIDR.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo