Prefeitura de Porto Alegre envia dados de 24.516 famílias para receber Auxílio Reconstrução do governo federal

A prefeitura de Porto Alegre divulgou, nesta terça-feira (28), que encaminhou os dados de 24.516 famílias residentes no município para receberem o Auxílio Reconstrução do governo federal. Esse benefício consiste em uma ajuda de R$ 5,1 mil em parcela única para cada família cadastrada. O prazo para as prefeituras incluírem os responsáveis familiares iniciou há oito dias, em 20 de maio.

O cadastro é apenas a primeira etapa para que o pagamento do benefício seja efetuado. No entanto, a morosidade nesse processo está impedindo o avanço para a segunda etapa, que é a verificação dos dados dos futuros beneficiários pelo governo federal, por meio da Dataprev, vinculada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

A prioridade para o envio desses dados foi dada às pessoas que foram desabrigadas ou desalojadas pelas intensas chuvas que provocaram a cheia do Guaíba no início de maio.

Ao todo, 40.7 mil famílias foram cadastradas por funcionários da prefeitura no sistema Registro Unificado de Pessoas e Famílias de Porto Alegre. No entanto, a demora no envio dos dados dos porto-alegrenses acabou prejudicando a inclusão dessas famílias no primeiro lote de pagamento do Auxílio Reconstrução, que contemplará inicialmente famílias de outros 15 municípios gaúchos.

As famílias que já tiveram o pagamento autorizado receberão o valor em sua conta da Caixa Econômica Federal, sem precisar realizar qualquer tipo de abertura de conta. O governo federal está empenhado em acelerar os pagamentos desse auxílio para as famílias necessitadas do Rio Grande do Sul.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo