Prefeitura do Rio de Janeiro lança manual para implantação de centros de operações em cidades brasileiras com auxílio de inteligência artificial

Recentemente, a cidade do Rio de Janeiro lançou um centro de operações inovador, o COR Rio, que se mostrou eficaz no enfrentamento de eventos climáticos extremos e na redução de riscos para a população. Com o uso de inteligência artificial, o COR Rio se tornou um modelo de resiliência urbana que poderá ser replicado em outras cidades brasileiras.

Em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a prefeitura do Rio de Janeiro apresentou a “Prática Recomendada ABNT PR 1021 – Centro de Operações de Cidade – Implementação”, um manual que visa simplificar a gestão municipal e melhorar a eficiência na tomada de decisões em situações de risco. O COR Rio, inaugurado em 2010 e expandido em 2022, conta com um grande contingente de profissionais monitorando a cidade por meio de milhares de câmeras e um sofisticado videowall.

O principal destaque do COR Rio é a utilização de inteligência artificial, que tem a capacidade de analisar e processar uma enorme quantidade de dados de forma mais rápida e eficiente do que a capacidade humana. Com investimentos em sensores, câmeras e tecnologia, o centro de operações carioca é capaz de antecipar possíveis problemas e elaborar planos de contingência para proteger a população.

Além disso, a ABNT está trabalhando para difundir essa metodologia para outras cidades do Brasil, categorizando os municípios de acordo com seu tamanho e tipo de operação. O objetivo é orientar os gestores públicos na implementação de centros de operações semelhantes ao COR Rio, proporcionando mais segurança e qualidade de vida para os cidadãos.

Durante um evento no COR Rio, o presidente do BNDES anunciou investimentos de R$ 117 milhões para a cidade do Rio de Janeiro, visando aprimorar a resposta a desastres, o governo digital e a gestão urbana inteligente. Parte desses recursos será destinada ao aprimoramento do sistema de inteligência artificial do COR Rio e a projetos de sinalização de trânsito inteligente.

Com esses investimentos e a disseminação da metodologia desenvolvida em parceria com a ABNT, espera-se que outras cidades brasileiras possam se beneficiar de centros de operações avançados, capazes de prevenir desastres e salvar vidas. O exemplo do COR Rio pode ser a chave para uma gestão municipal mais eficaz e preparada para os desafios do futuro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo