Saúde e Defesa Civil promovem capacitações sobre desastres em Pernambuco: ação visa atender vítimas e integração entre equipes.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco (SEPDEC-PE) estão promovendo uma série de capacitações sobre assistência a vítimas de desastres causados pelas chuvas. Esses desastres podem resultar em desabrigados, desalojados e diversos problemas de saúde. O treinamento, intitulado “Workshop de Resposta Integrada no Contexto dos Desastres”, teve início em Caruaru e percorrerá outras cidades nos meses de junho, julho e agosto.

O foco dessas capacitações é aprimorar os atendimentos às vítimas e disponibilizar assistência de forma permanente. Com a necessidade provocada pela Lei nº 14.750 de 2023, que trata do suporte de saúde física e mental aos afetados por desastres pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as oficinas têm como objetivo preparar os profissionais que integram as equipes de atendimento em situações de emergência.

Durante os eventos, os participantes são treinados em como lidar com situações de emergência, como desinfecção de ambientes e reservatórios de água, busca por vetores de doenças, orientações educativas e sensibilização para a imunização de famílias, mantendo o calendário de vacinação em dia. A ideia é integrar equipes da Defesa Civil e da Rede de Saúde para que atuem de forma coordenada diante de emergências.

A major BM Agilana Inojosa, coordenadora da Escola da Defesa Civil de Pernambuco, destaca a importância das oficinas para aprimorar a atuação dos municípios na redução de riscos e na modificação de comportamentos da população diante de cenários de desastres. A realização desses treinamentos conta com a participação de profissionais de diversas áreas, como atenção primária, saúde mental e vigilância de desastres.

As capacitações estão ocorrendo em diversas regiões do estado, percorrendo as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), e visam sensibilizar e capacitar os profissionais para que mantenham uma atuação constante no suporte à saúde das pessoas atingidas por desastres naturais. Com a chegada do período de chuvas intensas, é fundamental que as equipes estejam preparadas para atuar de forma integrada e coordenada, visando a redução de danos e o apoio às comunidades afetadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo