Repórter Recife – PE – Brasil

Seis pessoas diagnosticadas com triquinelose após comer carne de urso congelada em refeição compartilhada, revela relatório do CDC.

Em um relatório impactante divulgado esta semana pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), foi revelado que seis pessoas foram diagnosticadas com triquinelose após compartilharem uma refeição contendo carne de urso congelada. A triquinelose é uma doença zoonótica parasitária que pode ser transmitida de animais para humanos e pode causar sintomas graves como febre, fortes dores musculares e inchaço ocular.

O relatório destacou o caso de um paciente de 29 anos que deu entrada no hospital com os sintomas característicos da triquinelose. Segundo as informações, o paciente e outras oito pessoas consumiram uma refeição que incluía carne de urso preto congelada, que foi grelhada e servida malpassada juntamente com vegetais cozidos.

Uma investigação subsequente revelou que seis casos de triquinelose foram identificados, sendo que dois deles estavam relacionados a pessoas que consumiram apenas os vegetais. A triquinelose é causada por larvas da triquinela presentes na carne contaminada, geralmente oriunda de animais carnívoros como ursos e javalis.

Testes moleculares realizados detectaram que as larvas da carne de urso foram congeladas por mais de 15 semanas em um congelador doméstico, sendo da espécie trichinella nativa, que é resistente ao congelamento. O CDC ressaltou a importância de cozinhar adequadamente a carne para eliminar os parasitas, uma vez que a triquinelose pode ser transmitida para outros alimentos.

Todos os seis pacientes diagnosticados com triquinelose conseguiram se recuperar. Nos Estados Unidos, a triquinelose é uma doença raramente relatada, sendo mais comumente associada ao consumo de carne de caça selvagem. Desde 2016, foram registrados sete surtos de triquinelose nos EUA, com a carne de urso sendo a fonte suspeita ou confirmada de infecção na maioria dos casos.

Diante desse cenário preocupante, o CDC alerta para a importância de cozinhar corretamente a carne, a fim de evitar a transmissão de doenças parasitárias como a triquinelose. A conscientização e a adoção de práticas seguras na preparação e consumo de alimentos são fundamentais para prevenir surtos e garantir a saúde pública.

Sair da versão mobile